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Em geral, os artigos que lemos sobre os quatro pilares da educação se limitam a dizer QUAIS são eles. Enumeram os quatro e dedicam umas poucas linhas sobre cada um deles.

Apesar de instrutivos, esses textos raramente avançam para outras perguntas sobre os quatro pilares. Por isso, me senti animado a responder, de forma breve, a uma outra pergunta: O que são os quatro pilares da educação? Pergunta, aliás, bastante necessária, pois quer saber qual é a concepção dos pilares tal como apresentados no Relatório Jacques Delors da UNESCO.

É, portanto, uma pergunta que amplia nosso conhecimento relativamente aos quatro pilares.

 

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Uma citação do Relatório Jacques Delors é suficiente para resumir os bem conhecidos quatro pilares da educação, como segue:

Para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes. É claro que estas quatro vias do saber constituem apenas uma, dado que existem entre elas múltiplos pontos de contato, de relacionamento e de permuta. (pp.89-90)

 

O que são os quatro pilares?

Pautado no mesmo Relatório Delors, acima mencionado, encontramos nessa citação e espalhadas pelo relatório, as seguintes concepções acerca dos quatro pilares:

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"Vulva" é a tradução mais adequada para Cântico dos Cânticos 7.2 do que "umbigo".

Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo. Mateus 23.13

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Parece um pouco assustador chamar Jesus de hacker. Mas vamos com calma. Hackers são pessoas do bem. Os “white hat”, como são conhecidos, prestam um mega serviço para todos nós usuários de sistemas de computação. Hackers merecem o nosso respeito e admiração pelo que são, pelo que fazem e como fazem.

Para amenizar um pouco mais o espanto de chamar Jesus de hacker vou fazer uma diferenciação mais que necessária. É que muitos de nós confundimos hackers com crackers. Os crackers sim são pessoas do mal. Os “black hat” botam medo. São esses que invadem computadores com todas as piores intenções. Eles causam muitos danos aos sistemas, roubam dados, violam senhas, enviam vírus, trojans, criptografam dados etc. Os crackers não merecem o nosso respeito nem admiração pelo que são, pelo que fazem e como fazem.

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O verbo "criar" (bara') no Salmo 51.

Como a tradução de uma simples partícula ajuda na compreensão do Salmo 51,

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Como é a face do Deus do Antigo Testamento?

Horrorosa, cruel e violenta como foi pintada pela Teologia Medieval?

Claro que não! E eu mostro porque.

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A Cartilha de Hebraico se propõe a:

Ajudar você a superar as dificuldades na aquisição do hebraico com a seguinte abordagem:
A compreensão precede a produção, isto é, a compreensão de ouvir ou ler precede as habilidades de falar ou escrever;
A produção acontece em estágios sucessivos, começando com expressões não verbais para o discurso mais complexo, passando, naturalmente, pela palavra, frases e períodos;
O conteúdo da Cartilha está organizado por tópicos e não pela estrutura gramatical;
As atividades propostas na Cartilha objetivam baixar o filtro afetivo dos usuários na aquisição da língua hebraica.

EM UMA PALAVRA

A Cartilha de Hebraico é uma introdução às gramáticas. Ela preenche a lacuna que existe entre o domínio do alfabeto e a aprendizagem formal da língua hebraica.

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salmo85 misericordia justica

Misericórdia e verdade se encontraram
Justiça e paz se beijaram.

Há muito, nos primórdios dos tempos, duas irmãs, Misericórdia e Justiça, conviviam juntas numa linda, florida e arborizada colina. As pessoas que ali habitavam desfrutavam, todas de igual modo e equitativamente, dos frutos tanto da Misericórdia quanto da Justiça. E tudo ia muito bem no convívio harmonioso entre todos.

Mas um dia a majestosa colina sofreu um abalo sísmico, abalo provocado por uma fratura em sua base, o abalo do mal. E o mal cindiu o monte ao meio dividindo-o, assim, em dois lados. E as pessoas ficaram divididas nas duas extremidades. E criou-se um abismo entre as duas partes da ferida montanha.

Entrevista concedida ao Instituto Jetro

 

Investir e apoiar vocacionados para o ministério pastoral se tornou coisa do passado?

 

Esta inquietante pergunta faz parte de outra tão ou mais importante que esta: Onde estão os vocacionados? Digo os vocacionados para o ministério pastoral, o que muitos definem como, chamado divino ou vocação.

Como reconhecer um vocacionado ao ministério pastoral ou missionário? Por características?

 

Cristofani - A vocação é um testemunho interior do Espírito Santo. Porém, para não incorrermos em um subjetivismo devemos levar em conta o seguinte:

Uma pessoa vocacionada para o ministério Pastoral ou Missionário deve, em primeiro lugar, ter sua vocação reconhecida pela Comunidade de Fé. É a Igreja, em minha opinião, que tem as melhores condições para discernir as "marcas" em alguém que se diz vocacionado. Em segundo lugar, creio que o Espírito do Senhor sinaliza, de forma visível, aquela pessoa que irá exercer algum ministério. Por isso, digo que tal pessoa trás as "marcas" da vocação. E tais "marcas" serão visíveis aos olhos da Igreja.

Em terceiro lugar, acredito que a pessoa com o dom Ministerial deve evidenciar as "marcas" do seu chamado. Entre elas destaco: disposição para estudo e oração; prática da piedade e caridade cristãs; habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal; submissão às Escrituras e ao Espírito de Deus; e alguma capacidade didática. Essas "marcas" ajudam na identificação de alguém vocacionado.

Portanto, reconhecer a vocação Ministerial de uma pessoa passa necessariamente por ouvir a Igreja local e conviver, na medida do possível, com que se diz vocacionado prestando atenção às "marcas" que se pode perceber nessa pessoa.

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Sobre Josué: personalidade, vocação e temperamento

Josué (heb. Yehoshua ou Yeshua) é um nome carregado de significado. Nome que significa a salvação do nosso Deus. Deus que tirou poucos escravos da margem do país do Egito e os transformou em um grande povo. Este é o significado do nome “o Senhor salva”. E seu nome, como de resto todos os nomes no Antigo Testamento, já indica uma vocação, uma quase escolha para uma missão entre o povo de Deus.

É bastante fácil e correto supor que ele estava entre aquela parcela de escravos que subiu do Egito por ocasião do Êxodo. E pela longa, árida e difícil travessia pelo deserto ele figura, junto a Calebe, como os dois únicos que, daquela leva, entrariam na Terra Prometida.

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