WhatsApp Logo 1 site

central de atendimento

sala de aula site

 

Artigo - Dr. Cristofani

A Perfeição cristã

O tema da “perfeição cristã” foi amplamente discutido por John Wesley. Em um longo tratado Wesley apresentou a tese, as questões dela derivadas e as respostas às objeções feitas sobre o assunto. Basicamente, Wesley defendeu a ideia de que o cristão pode e deve buscar a perfeição pelo processo de santificação. Ele cria que se uma pessoa pudesse ficar um minuto sem pecar, ela poderia ficar dois, depois três e assim por diante. Ressalto, entretanto, que a questão, como apresentada por Wesley, é bem mais complexa e profunda do que apresentada aqui. Por hora basta colocá-la assim.

Muitos aspectos desta ideia wesleyana ainda são correntes nos dias de hoje no meio cristão. Bem como muitos questionamentos sobre se é possível nos tornarmos perfeitos ou não. O debate prossegue.

chamados-para-sermos-integros-nao-perfeitos

Para o nosso propósito aqui, é suficiente destacar o estreito vínculo que foi estabelecido entre “perfeição” e “pecado”. Este vínculo reduziu a questão ao seu aspecto teológico, apenas. Em tese, ser perfeito é estar sem pecado. Será mesmo possível alguém chegar a tal estado de “perfeição”? A discussão não tem fim.

Completo serás para com o Senhor teu Deus

Ao retraduzir o texto de Deuteronômio 18.13 encontro pistas valiosas para uma nova abordagem do texto. A retradução deste versículo abre uma janela de novas possibilidades para iluminar um caminho possível. Vejamos:

“Completo serás para com o Senhor teu Deus”

A diferença é enorme. Entre “perfeito” (que não tem defeitos; ideal; impecável) e “completo” (que contém todos os elementos necessários; inteiro, acabado) existe uma grande diferença, mesmo em português.

Outras traduções possíveis para a palavra hebraica (tamim) usada no texto de Deuteronômio 18.13 seguem abaixo:

  • You must walk blamelessly before the Lord your God. (Você deve andar sem culpa diante do Senhor seu Deus.) The Living Bible
  • You must remain completely loyal to the Lord your God. (Você deve permanecer completamente leal ao Senhor seu Deus.) NRSV
  • Serás íntegro para con Jehovah tu Dios. (Será íntegro para com Jeová teu Deus.) RVA
  • Sé íntegro en tu trato con el Señor, tu Dios; (Seja íntegro em seu trato com o Senhor teu Deus;) Biblia del Peregrino
  • You must be “wholehearted” with the Lord your God. (Você deve ser “completa e sinceramente devotado, determinado, entusiasmado, marcado pelo completo compromisso, livre de toda reserva e hesitação” com o Senhor seu Deus.) Tanakh

O foco dessas traduções do vocábulo “tamim” gira ao redor do campo semântico de: lealdade, integridade, sinceridade.

Ademais, a mesma palavra “tamim” é usada para descrever anos completos (Gênesis 47.18); sacrifícios de animais saudáveis (Levítico 22.21-22); inteireza do galho da videira (Ezequiel 15.5); discurso verdadeiro (Amós 5.10); construções terminadas (1 Reis 6.22); cumprimento da destruição do povo (Números 14.33).

Como podemos ver, os indicativos do uso deste termo apontam sempre para a ideia de completude, algo inteiro, aquilo que tem todas as partes e nada falta. Sendo utilizado para diversos âmbitos da vida, tais como: o calendário, as práticas religiosas, os objetos, a comunicação, o trabalho, o conflito etc.

Com esta compreensão em mente, podemos entender melhor como algumas pessoas no Primeiro Testamento foram consideradas “perfeitas”, isto é, “completas”. São exemplos: Noé (Gênesis 6.9 – Eis a história de Noé. Noé era homem justo (tsadiq) e íntegro (tamim) entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.); Abrão (Gênesis 17.1 – Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito (tamim).); Davi (2 Samuel 22.24 – Também fui inculpável (tamim) para com ele e me guardei da iniquidade.).

Também temos Jó que é chamado de “íntegro” (Jó 1.1 – Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro (tam) e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.). Obviamente que aqui é usada outra palavra “tam”. Mas ela é sinônima de “tamim” e “tom” (que significa “integridade”).

É importante observar que tanto Noé como Abrão, Davi e Jó, entre outros, não eram “perfeitos” em qualquer sentido. Porém, foram “completos” em seus relacionamentos com o Senhor e com as pessoas da sua geração.

Portanto, traduzo “tamim” em Deuteronômio 18.13 por “Completo” resgatando o sentido de integralidade do ser humano. Recolocando, assim, a exigência bíblica dentro da sua semântica original, a saber, que a pessoa deve relacionar-se com o Senhor de forma íntegra.

Sede vós completos como completo é o vosso Pai celeste

A versão Almeida Revista e Atualizada traduz o texto de Mateus 5.48 da seguinte maneira:

“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.”

O vocábulo em questão é “teleios”, traduzido, aqui, por “perfeito”. Opção adotada pela grande maioria das versões em diversas línguas. Por exemplo:

  • Vós, portanto, sereis perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste. TEB
  • Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. NVI
  • Sed pues perfectos como vuestro Padre del cielo es perfecto. (Sede, pois, perfeitos como vosso Pai do Céu é perfeito. Biblia del Peregrino

A palavra “teleios” significa algo completo, indivisível. Aquilo que tem a totalidade como seu componente principal. É o contrário de parcial ou de limitado. É a medida das coisas cheias, completas, inteiras.

Quando usamos o termo “teleios” para pessoas, queremos indicar que a mesma é madura, desenvolvida. Sendo contrária a imaturidade, a palavra é usada para descrever pessoas espiritualmente maduras. Desenvolvidas inteiramente, completamente preparadas e prontas para relacionamentos e ações responsáveis.

O Segundo Testamento faz uso de “teleios” em diversas ocasiões. As passagens mais relevantes, para o nosso propósito, são:

  • Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito (teleios), vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. (Mateus 19.21)
  • Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados (teleios); não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada; (1 Coríntios 2.6)
  • Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos (teleios). (1 Coríntios 14.20)
  • Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita (teleios) varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo (Efésios 4.13)
  • Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos (teleios) e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. (Colossenses 4.12)
  • Mas o alimento sólido é para os adultos (teleios), para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal. (Hebreus 5:14)
  • Ora, a perseverança deve ter ação completa (teleios), para que sejais perfeitos (teleios) e íntegros (holokleros), em nada deficientes. (Tiago 1.4). Aqui “íntegros” traduz “holokleros”, sinônimo de “teleios”.
  • Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito (teleios) varão, capaz de refrear também todo o corpo. (Tiago 3.2)

Como podemos ver pelos exemplos transcritos, o campo semântico de “teleios” é bastante similar ao de “tamim”. Fala-se, nos textos, sobre completude, indivisibilidade, integridade, inteireza etc.

Assim, ao traduzir Deuteronômio 18.13 por “Completo serás para com o Senhor teu Deus” e Mateus 5.48 por “Sedes completos como é completo o vosso Pai celeste.”, quero expressar a compreensão de que não se trata de “perfeição cristã” ou de qualquer outra espécie de perfeição. Mas expressa a integralidade do ser humano diante de Deus e de seus semelhantes.

Portanto, o que os textos bíblicos enfatizam é um estado permanente de desenvolvimento e aprendizagem dos valores do Reino de Deus e da busca pela maturidade pessoal íntegra.

 

Cartilha de Hebraico

Compre aqui

 cartilha de hebraico

Receba as Novidades

cristofani-caricatura-tres

Arquivo do Blog

Powered by mod LCA

pagseguro paypal logos site