WhatsApp Logo 1 site

central de atendimento

sala de aula site

 

Notas Exegéticas do dr. CristofaniO Novo Testamento utiliza seis palavras diferentes para expressar o ato de “orar” e “oração”.

Cinco delas aparecem oito vezes em Tiago 5.13-18. Eis os cinco vocábulos e seus respectivos significados:

 

1. proseúchomai = fazer oração, orar, falar com Deus (5.13, 14, 17 e 18)

2. euchḗ = aquele que ora, voto (5.15)

3. eúchomai = orar, fazer voto (5.16)

4. déēsis = oração, petição, apelo (5.16)

5. proseuchḗ = fazer oração, rogar (5.17)

Abaixo a tradução Almeida Revista e Atualizada (Sociedade Bíblica do Brasil) com os termos correspondentes entre parêntesis.

13. Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração (proseúchomai). Está alguém alegre? Cante louvores. 14. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração (proseúchomai) sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. 15. E a oração (euchḗ) da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16. Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai (eúchomai) uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica (déēsis) do justo. 17. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou (proseuchḗ) com instância = orando (proseúchomai), para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. 18. E orou (proseúchomai), de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.

 

Receba as Novidades

cristofani-caricatura-tres

Arquivo do Blog

Powered by mod LCA