WhatsApp Logo 1 site

central de atendimento

sala de aula site

 

Qualidade de vida é ter uma vida saudável. Uma vida saudável fisicamente. Uma vida saudável emocionalmente. Para um físico saudável, as academias. Para um emocional saudável, as terapias.

Mostra nos como chegar a Terceira Idade Saudaveis - Salmo 90 Pastor Cristofani

As recomendações de uma vida saudável vêm acompanhadas de promessas. Promessa de qualidade de vida. Não só para hoje, mas para o futuro. É hoje que decidimos nossa qualidade de vida na velhice. É hoje que decidimos se vamos ter uma velhice saudável ou não.

 Eu acho essas recomendações de vida saudável ótimas. Elas nos ajudam a cuidar de nós mesmos. A planejar nossa velhice.
Eu, na verdade, tenho a sensação de que falta algo nessas recomendações. Uma estranha sensação de que falta alguma coisa. Parece que as recomendações de uma vida saudável estão incompletas. E por isso elas não atingem o todo do meu ser.

Logo descubro algo óbvio. Descubro que a sensação de falta é real. Falta mesmo uma recomendação para uma vida plenamente saudável. Falta a recomendação de manter o espírito saudável.

Como leitor da Bíblia, descubro que manter o espírito saudável é importante. Importante e prioritário. Manter o espírito saudável, na realidade, é fundamental para manter-se saudável física e emocionalmente. Um espírito doente faz adoecer o corpo e a emoção.

Canseira e Enfado

Uma palavra bem conhecida no Salmo 90 esta:

“Todos os dias de nossa vida podem chegar a 70, ou se se tem vigor, a 80 anos. Neste caso, o melhor deles é canseira e enfado.” (verso  10)

Este versículo é entendido como uma sentença. Ou seja, todos nós que alcançarmos a Terceira Idade sofreremos, inevitavelmente, canseira e enfado.

Eu também pensava assim. Pensava que era inevitável canseira e enfado na velhice. Mas isso mudou quando li os dois salmos seguintes. Li os Salmos 91 e 92. Neles me deparei com os seguintes versos: “Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.” (Salmo 91.16) e me pus a meditar: O Senhor nos saciará com longevidade (muitos anos) para canseira e enfado? Permitirá que vivamos muitos anos para contemplar sofrimentos? Essas perguntas ficaram em meu coração. Mas só até o ler isto: “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto.” (Salmo 92.14 e 15).

Terceira Idade: “canseira e enfado” ou “seiva e verdor”? Descobri que “canseira e enfado” na velhice não é uma sentença. Não se trata de uma condenação. Pois o Salmo 90.14 mostra outra possibilidade de envelhecer. Envelhecer saudavelmente.

Pois somos consumidos

De volta ao Salmo 90, comecei a questionar os motivos da “canseira e enfado”. Ao reler o texto foi ficando claro que o sofrimento aos 70, 80 anos são conseqüências. São conseqüências de anos anteriores. São resultados de escolhas feitas em épocas anteriores. Uma leitura minuciosa me mostrou que “canseira e enfado” têm suas causas. E essas causas são apontadas no verso 8 do Salmo 90: “Expuseste as nossas faltas diante da tua face e diante do teu rosto luminoso, nossas coisas ocultas.”

Os sofrimentos e dificuldades na velhice têm uma relação direta com as “faltas e coisas ocultas”. Faltas e coisas ocultas adoecem o espírito. Fazem separação entre nós e nosso Deus. E esta separação causa sofrimentos e lutas. Este distanciamento do Senhor é a causa da nossa infelicidade. A reaproximação do Senhor é reveladora. Revela nossas faltas. Revela também a brevidade da nossa vida “Porque tudo passa rapidamente e nós, voamos” (verso 10). Revela, finalmente, que os anos passados longe da face do Senhor são anos de pesar. Descobri que há uma relação de causa e efeito entre minhas escolhas hoje e minha qualidade de vida na velhice.

Mostra os como contar

O gostoso de ler a Bíblia é que sempre encontramos nela palavras de salvação. Nela encontrei as seguintes palavras confortadoras: “Mostra-nos como contar os nossos dias acertadamente a fim de que nosso coração alcance sabedoria.” (Salmo 90.12). Outra vez percebo que “canseira e enfado” não é um destino na velhice do qual ninguém pode escapar. Pelo contrário, isso é totalmente evitável. E todos podem evitar. Como fazê-lo?

É preciso ter disposição para aprender (Ensina-nos). O constante aprendizado junto ao Senhor e sua Palavra são benéficos. Aqui encontro um coração disposto a reconhecer que fez escolhas erradas (nossas faltas e coisas ocultas) e que deseja aprender a “contar os dias corretamente”. Contar os dias de maneira acertada equivale a viver os dias de maneira justa, correta.

Essa disposição em aprender se manifesta nas palavras: Ensina-nos; Volta-te; Sacia-nos; e Alegra-nos. Quatro expressões que mostram a disposição de alguém em aprender do Senhor. A súplica “Alegra-nos na mesma proporção de dias quanto nos tens afligido e na mesma quantidade de anos quantos suportamos calamidades.” (verso 15) mostra, sem sombra de dúvidas, que é possível recomeçar. Recomeçar e evitar a “canseira e enfado”.

Para que cheguemos à Terceira Idade saudáveis

Fui descobrindo, passo a passo, que viver 70, 80 anos não significa, necessariamente, viver em “canseira e enfado”. Na verdade, dores e sofrimentos na Terceira Idade são resultados das escolhas feitas anteriormente. Escolhas que tem conseqüências tão duradouras que se manifestam na velhice. “Faltas e coisas ocultas” habitam o espírito. E causam o adoecimento do espírito que, por sua vez, causa dores e sofrimentos. E somente diante da face luminosa do Senhor estas “faltas e coisas ocultas” podem ser reveladas. Reveladas e perdoadas.

As escolhas que fizermos hoje determinarão, em grande parte, se teremos uma velhice saudável ou não. “Canseira e enfado” ou “seiva e verdor”.

Portanto, qualidade de vida que resulte em vida saudável inclui cuidados físicos e emocionais. Academias e terapias. Mas de nada valerá ter um corpo são e uma emoção sã se o espírito estiver doente.

Coloque na sua agenda: Manter o espírito saudável.

-------------------------

Sermão da série "Meditações no Primeiro Testamento" - Baixe aqui o livro completo em pdf.

Receba as Novidades

cristofani-caricatura-tres

Arquivo do Blog

Powered by mod LCA