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Breve reflexão sobre Provérbios 22.6 - Ensina a criança no caminho que deve andar. Faço considerações sobre 4 palavras do texto: Ensinar; Criança; Caminho e Andar.
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apamea

Este ensaio pretende ser uma exposição sucinta do sítio arqueológico denominado Apamea. Para isso o trabalho está organizado da seguinte forma: 1. Localização geográfica; 2. História das escavações; 3. História do sítio; 4. Inventário arqueológico de Apamea e 5. Importância do sítio.

1. Localização geográfica

Apamea, atual Qal`at el-Moudiq, localiza-se na Bacia do rio Orontes. Esta bacia está entre duas regiões de características opostas. A oeste, o limite e a costa do mar Mediterrâneo e as montanhas. As torrentes, juntamente com uma precipitação pluviométrica bastante acentuada, garantem o alto grau de fertilidade do solo. Pelo lado leste, o limite e uma planura desértica e árida, onde raramente se encontram pântanos. Nessa bacia encontra-se o sítio de Apamea.

De Serva à Senhora

Quando deixamos o Seminário para assumirmos um campo, presumimos, muitas vezes, que sabemos o suficiente a respeito das disciplinas estudadas e não nos damos conta que a nossa preparação acadêmica foi o primeiro dos impulsos em direção a novos estudos.

Assim, ao nos voltarmos para um estudo mais atencioso dos textos bíblicos vamos, inevitavelmente, descobrir aspectos estruturais que jogam, repetidas vezes, nossos pressupostos homiléticos por terra.

Aprendemos no Seminário, a estruturar nossos sermões e estudos conforme as regras observadas nos grandes pregadores do passado. Regras estas que cientificamente denomina-se “regras homiléticas”.

E Maria guardava todas estas palavras, meditando-as no coração... E sua mãe guardava todas estas coisas no coração. Lucas 2.19 e 51

E lá se vai nossa menina para a aventura da vida. Lá se vai nosso menino conquistar o seu mundo. Nossos filhos crescem e voam do ninho. Agora eles estão por conta própria. Determinam seus rumos, vislumbram seus horizontes. E nós pais aqui parados olhando felizes por eles.

segredos de uma mae maria

E certamente a mãe sente muito mais a partida dos filhos. Parece-me óbvio, pois os acalentaram em seus sonhos de mãe. Os gestaram em seu ventre quente. Os amamentaram no aconchego de seus peitos. Os ninaram no regaço de seu colo. Os tomaram pelas mãos em seus primeiros passos. Os ensinaram as primeiras palavras que balbuciaram. Os abraçaram nas noites de relâmpagos e trovões.

Prédica: Eclesiastes 1.2; 2.18-26
Leituras: Colossenses 3.1-5 (6-8) 9-11 e Lucas 12.13-21
Autor: José Roberto Cristofani
Data Litúrgica: 11º Domingo após Pentecostes
Data da Pregação: 20/08/1995
Proclamar Libertação - Volume: XX

proclamar libertacao 20

É importante observar que este auxílio será utilizado na Semana Nacional do Excepcional. Para tanto sugerimos a leitura de PL XE, p. 34-44; PL XVII, p. 264-273, e bibliografia ali sugerida.

Prédica: Daniel 12.1-3
Leituras: Hebreus 10.11-18 e Marcos 13.1-13
Autor: José Roberto Cristofani
Data Litúrgica: Penúltimo Domingo do Ano Eclesiástico
Data da Pregação: 13/11/1994
Proclamar Libertação - Volume: XIX

proclamar libertacao 19

“O nascimento nos liga às gerações futuras, a morte, às passadas, e a ressurreição a ambas.”

1. Situação lá e cá

O tempo e o espaço que, aparentemente, nos separam das situações passadas nada mais são do que elos que nos ligam, de alguma forma, às experiências humanas vivenciadas num tempo e espaço anteriores. E, por serem humanas, estão intrinsicamente relacionadas conosco.

Prédica: Isaías 56.1,6-8
Leituras: Romanos 11.13-15 e Mateus 15.21-28
Autor: José Roberto Cristofani
Data Litúrgica: 13º. Domingo após Pentecostes
Data da Pregação: 29/08/1993
Proclamar Libertação - Volume: XVIII

proclamar libertacao 18


1. Texto

Utilizaremos a versão de Almeida Atualizada, porém com uma diagramação própria.

Prédica: João 10.22-30 (31-39)
Leituras: Atos 13.15-16ª,26-33 e Apocalipse 7.9-17
Autor: José Roberto Cristofani
Data Litúrgica: 4º Domingo da Páscoa
Data da Pregação: 10/05/1992
Proclamar Libertação - Volume: XVII

proclamar libertacao 17

1. Delimitação

A perícope proposta se restringe a Jo 10.22-30. Contudo, gostaria de sugeri i que a mesma fosse considerada até o v. 39. Cito apenas dois motivos: 1° - Jo 10.31-39 não consta das perícopes do Lecionário Ecumênico ABC, portanto, sua consideração aqui não prejudica a série. 2° - Este perícope nitidamente se estende até o v. 39, p. ex., repetição de palavras obras, Pai, crer/não crer, e é sem dúvida a continuação do diálogo de controvérsia (este é o seu gênero literário) inicia do no v. 24.

antropologia essencial

Do fundo do Baú - Este vídeo, do ano de 2007, é o registro de uma palestra que eu fiz em Campo Grande - MS, sobre a reconstrução de um novo ser humano, sob o título "Antropologia Cultural".
Antropologia porque tratei do ser humano. Essencial porque busquei a essência comum a todos nós.
Utilizei Gênesis 2 e a Teoria da Complexidade de Edgar Morin.
Espero que vc aproveite!

Assista aqui o vídeo.

vejam so conflito arabe israelense

Mais uma participação minha no programa "Vejam Só" apresentado pelo meu amigo e colega de ministério Rev. Éber Cocarelli. Tema sempre muito palpitante esse do conflito árabe-israelense. Espero que curtam.

Assista o vídeo aqui!

Este ensaio exegético lida com o texto do Salmo 146 em sua manifestação literária: gênero, estrutura, estilo, retórica e semântica, bem como o contexto, tanto literário quanto sócio-histórico. O alvo desta aproximação é ser um caminho para a compreensão do texto bíblico, a qual deve ser tomada a serviço da pregação e do ensino das Sagradas Escrituras.

REFLEXUS - Revista de Teologia e Ciências das Religiões - v. 8, n. 11 (2014)

http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/reflexus/article/view/211/220

Baixe aqui a versão em pdf.

O tema “Filho do Homem” tem sido estudado a partir do uso que os Evangelhos, em geral, fazem desta expressão. Este fato tem sua explicação, em parte, na renovada atenção que tem sido dada à chamada questão do Jesus Histórico. Mas é necessário perguntar importância do uso da expressão “Filho do Homem” fora do Novo Testamento. Sem dúvida, a pergunta pelo ponto de partida que deve ser dirigida aos estudos neotestamentários sobre o “Filho do Homem” deve envolver tanto os estudos da literatura do Antigo Testamento quanto da Literatura Pseudepígrafa.

REFLEXUS - Revista de Teologia e Ciências das Religiões  -  v. 6, n. 8 (2012)

http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/reflexus/article/view/99/137

Baixe aqui a versão em pdf.

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