WhatsApp Logo 1 site

central de atendimento

sala de aula site

 

Ler, Meditar e Praticar a Palavra de Deus

Ler a Palavra de Deus é indispensável. Com ela nutrimos nossa vida. Ela alimenta nossa vida. Um passo além da leitura é a meditação. Meditar sobre a Palavra lida é uma experiência edificante. A meditação é reflexão que ilumina nossa compreensão. Um passo a mais e chegamos à prática da Palavra. Praticar a Palavra é fundamental. É no exercício da Palavra que alcançamos sua plena assimilação.

casais inteligentes meditam juntos - Dr. Cristofani

Normalmente, ler, meditar e praticar a Palavra é um exercício solitário. Quase sempre o fazemos sozinhos. Agora imagine poder ler a Palavra junto à pessoa amada. Imagine, também, poder meditar nela como casal. Imagine, então, poder praticá-la a dois. Maravilhoso, não?!

Poesia para se ler a dois

A boa nova de grande alegria é que a Bíblia contém um livro para pessoas enamoradas. O seu nome é Cântico dos Cânticos. Uma joia rara. Uma palavra terna de Deus para o coração dos apaixonados. Poesia para se ler a dois.

Cânticos dos Cânticos é uma coleção de poemas que cantam o amor. Poemas são pérolas. A coleção é um colar de pérolas. Belo, singelo, terno e valioso.

Duas almas enamoradas. É sobre essas vidas que canta O Mais Sublime dos Cânticos. Sobre o amor forte e a paixão resistente de duas pessoas ligadas pelo amor. (Cânticos 8.6)

Poesia para se meditar a dois

O amor encantado de Cantares é “brasa de fogo ardente”. É “labareda do Senhor”. (Cântico 8.6). Cântico dos Cânticos é como uma reserva de azeite. Azeite que mantém a chama do amor acesa. É óleo para manter a lâmpada acesa.

O amor enamorado é faísca de Javé. Os poemas são o combustível dessa faísca. Alimentam a chama da paixão. Nutrem a ternura do relacionamento. Meditar a dois nos mais sublimes poemas de amor das Escrituras é nutrir o encanto. É sustentar a ternura. É alimentar o desejo. É manter a chama da paixão acesa.

Poesia para se praticar a dois

Praticar a Palavra de Deus é uma exigência. Contudo, pode tornar-se um prazer. E é isso que devemos fazer: tornar a prática da Palavra do Senhor em algo prazeroso.

Características do Amor

Os poemas do Cântico dos Cânticos apresentam diversas características do amor. Não é um tratado sobre o amor. Nem uma lista de qualidades. São reflexões acerca da paixão. Meditações sobre o relacionamento entre duas pessoas apaixonadas.

Assim, ler e meditar a dois é uma aventura. Aventura pelos meandros das delícias e temores do amor. É uma vivência que se manifesta da prática. Portanto, as características do amor que a poesia delineia é descoberta somente na prática a dois.

Amor espontâneo

Ah, se ele me beijasse, se a sua boca me cobrisse de beijos ... Sim, as suas carícias são mais agradáveis que o vinho. A fragrância dos seus perfumes é suave; o seu nome é como perfume derramado. Não é à toa que as jovens o amam! Leve-me com você! Vamos depressa! (Cantares 1.2-4)

Amor romântico

O meu amado é para mim um ramalhete de flores de hena das vinhas de En-Gedi. (Cantares 1.14)

Amor sensível

Como um lírio entre os espinhos é a minha amada entre as jovens. (Cantares 1.14)

Amor fraterno

Você fez disparar o meu coração, minha irmã, minha noiva; fez disparar o meu coração com um simples olhar, com uma simples joia dos seus colares. (Cantares 4.9)

Amor audacioso

Entrei em meu jardim, minha irmã, minha noiva; ajuntei a minha mirra com as minhas especiarias. Comi o meu favo e o meu mel; bebi o meu vinho e o meu leite. (Cantares 5.1)

Amor exclusivo

O meu amado é meu, e eu sou dele; ele pastoreia entre os lírios. Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele descansa entre os lírios. (Cantares 2.16 e 6.13)

Amor divino

Pois o amor é tão forte quanto a morte, e a paixão é tão resistente quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor. (Cantares 8.6)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você pode fazer download deste estudo clicando aqui.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Receba as Novidades

cristofani-caricatura-tres

Arquivo do Blog

Powered by mod LCA