WhatsApp Logo 1 site

central de atendimento

sala de aula site

 

fazer discipulos uma raridade - Dr. Cristofani

Em minha luta diária com o Evangelho de Mateus notei surpreso, como é rara a palavra “fazer discípulos” no Novo Testamento. Nunca havia atentado para esse fato.

Apesar de muito badalado nas igrejas, o verbo “fazer discípulos” (matheteúo) só ocorre quatro vezes no NT. Três das quais em Mateus e uma única vez em Atos dos Apóstolos. Vejamos:

Mateus 13.52 – Por isso todo escriba versado (matheteúo – que foi feito um / transformado em discípulo) no reino dos céus...

 

Mateus 27.57 – Veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo (matheteúo – que foi feito um / transformado em discípulo) de Jesus.

 

Mateus 28.19 – Indo, portanto, fazei discípulos... (matheteúo – fazer / transformar em discípulo).

 

Atos 14.21 – Tendo anunciado o Evangelho naquela cidade e feito discípulos (matheteúo – fazer / transformar em discípulo) em grande número...

É impressionante o fato de que em Mateus 13.52 Jesus fala de um escriba que “foi feito discípulo do reino dos céus”, enquanto que apenas em Mateus 27.57 e Atos 14.21 se diga que pessoas foram feitas discípulas de Jesus. Resta, portanto, a passagem de Mateus 28.19, texto no qual Jesus ordena “fazei discípulos” (imperativo).

Fiquei mesmo surpreso com a raridade do uso do verbo “fazer discípulos” (matheteúo) em todo o Novo Testamento. E apesar dessa raridade, milhares de pessoas terem sido feitas discípulas!

Minha suspeita? Eu suspeito que Jesus mais do que mandar “fazer discípulos”, mostrou como se faz discípulos. Por isso, eu continuo aqui com o Evangelho de Mateus, lutando para compreendê-lo um pouco mais e ver como Jesus fez tantos discípulos.

Cartilha de Hebraico

Compre aqui

 cartilha de hebraico

Receba as Novidades

cristofani-caricatura-tres

Arquivo do Blog

Powered by mod LCA

pagseguro paypal logos site