WhatsApp Logo 1 site

central de atendimento

sala de aula site

 

Cartilha de Hebraico - Compre aqui

 cartilha de hebraico

quatro fundamentos crescimento equilibrado da igreja

O crescimento equilibrado da Igreja exige uma perspectiva não apenas missionária, mas um sólido programa de discipulado que resulte na integração das pessoas alcançadas pelo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

É imprescindível que a Igreja local estabeleça um plano de ação que contemple, a um só tempo, o crescimento das pessoas que já fazem parte da comunidade de fé, que fomente a comunhão no interior da mesma, e que prepare o povo de Deus para o serviço ao próximo dentro da sociedade em que vive.

Com base na perspectiva acima se pode estabelecer quatro fundamentos para sustentar e guiar a ação da Igreja.

Os quatro fundamentos são:

1. Ensino (didaskali,a - didaskalia)
2. Comunhão (koinwni,a - koinonia)
3. Proclamação (kh,rugma - kerigma)
4. Serviço (diakoni,a - diakonia)

Os fundamentos 1 e 2 (ensino e comunhão) são voltados para dentro da Igreja, enquanto que os fundamentos 3 e 4 (proclamação e serviço) são direcionados para fora da Comunidade de fé.

Dessa forma, para um crescimento equilibrado da Igreja deve-se pensar em quatro áreas distintas, porém, interconexas e interdependentes de tal forma que todas as pessoas que já estão na Igreja e as que estão chegando possam se desenvolver de maneira integral.

Assim, o Ensino (diakoni,a - didaskalia) visa a formação de pessoas aptas para ensinarem outras. Visa, também, instruir os neófitos nas doutrinas cristãs. Não por último, o Ensino tem como tarefa a formação dos infantes nos caminhos do Senhor.

Por sua vez, a Comunhão (koinwni,a - koinonia) deve ser desenvolvida pela prática das boas obras da caridade, como oração mútua, a hospitalidade, a visitação de enfermos e todas as obras evangélicas que ajudam a manter a unidade no vínculo do Espírito Santo, unidade em amor, que é a marca característica da Igreja de Cristo.

Desta forma, a organicidade interna da Comunidade de Fé fortalece os fiéis, pelo ensino e comunhão, para que possam crescer em graça diante de Deus e dos homens.

No que diz respeito à ação da Igreja na sociedade, dois aspectos devem ser levados em conta. Primeiro, a Proclamação (kh,rugma - kerigma) da Boa Nova àquelas pessoas que estão longe do Povo de Deus. A mensagem evangélica deve alcançar, preferencialmente, as pessoas que estão sofrendo qualquer tipo de opressão. Segundo, o Serviço (diakoni,a - diakonia) deve ser encarado como uma intervenção resoluta e decisiva no seio da sociedade na qual está inserida a Igreja local. Essa intervenção pressupõe uma ação política e social através do testemunho e da participação ativa em todos os setores sociais que assim exigirem a presença do sal e da luz do mundo.

Portanto, o crescimento equilibrado da Igreja deve ser articulado, pelo menos, sobre esses quatro fundamentos de forma consistente, consciente e constante, para que possa dar frutos a médio e longo prazo.

Receba as Novidades

cristofani-caricatura-tres

Arquivo do Blog

Powered by mod LCA

pagseguro paypal logos site